OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM – III
TRIMESTRE
EDUCAÇÃO
INFANTIL – GRUPO 5 - ANO 2020
Campo
de Experiências: Escuta, fala, pensamento e imaginação.
.Estimular
o uso da linguagem oral para expor experiências pessoais, comunicar opiniões e
idéias e expressar sentimentos e desejos.
.Promover
a interpretação com a linguagem escrita e o convívio com gêneros textuais:
cantigas, listas de compras, poema, encarte de supermercado e capa de livro.
.
Identificar e reconhecer diferentes contos literário.
.
Identificar e reconhecer personagens de diferentes história.
.
Ouvir e apreciar textos e histórias lidas.
.
Consoantes L, M, N, P, Q, R, S, T, V, X,
Z, K, W e Y.
.
Conhecer A escritas das consoantes.
.
Completar palavras com as consoantes.
.
Treinar a escrita das consoantes.
.
Desenvolver a coordenação motora fina.
.
Desenvolver a coordenação motora ampla.
.
Ouvir, contar e recontar histórias.
Campos de Experiências: Espaço, tempo, quantidade, relações e transformações; Traços, sons, cores e formas.
.
Cores primárias e secundárias
.
Noções de grandeza: Mais fino e Mais grosso / Mais leve e mais pesado / Vazio e
cheio / Grande, pequeno, maior e menor.
.
Noções de posição; Em cima e em baixo / Direita, esquerda, em pé, sentado,
primeiro e último/ Na frente, mais perto e mais longe.
.
Noções de tempo: Ordenação temporal.
.
Noções de quantidade: Correspondência um a um / Mais e menos / Muitos.
.
Classificação: Pertence e não pertence / Classificar por atributos.
.
Geometria: Linhas aberta, fechada, reta e curva / Localização espacial, traçado
de caminho e percurso / Formas geométricas planas: Círculo, quadrado, triângulo
e retângulo.
.
Números: Contagem de elementos de uma coleção ( até 20), números de 11 à 20,
quantidades que os representem, escrita com algarismos.
.
Noção de adição com números até 10.
.
Noção de subtração com números até 10.
Campos de Experiências: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos.
.
Reino animal – Identificar, nomear, imitar o som
.
Reino vegetal – Identificar, utilidade, cuidados, importância.
.
A água – Importância, para que serve, cuidados e como economizar
.
O tempo – Perceber como passa o tempo, conhecer as quatro estações.
.
As profissões – Conhecer diferentes profissões, identificar e nomear,
reconhecer a importância .
.
Meios de comunicação – Reconhecer e nomear, perceber a função e a importância.
.
Meios de transportes – Identificar e nomear, conhecer a importância e como deve
ser utilizado.
Inglês (Pró Camilla Rezende):
.Identificar e nomear as frutas;
.Compartilhar conhecimento e preferências;
.Perceber palavras que apresentam semelhança na
pronúncia;
.Identificar e nomear brinquedos do parquinho;
.Falar sobre brinquedos e brincadeiras ao ar livre;
.Confeccionar uma pipa;
.Vivenciar brincadeiras em grupo;
.Conhecer os animais marinhos;
.Conversar sobre formação das palavras;
.Refletir sobre impactos ambientais e suas
consequências;
.Compreender que os animais tem o direito de
ser respeitados e protegidos.
Expressão
Corporal (Pró Aninha):
. Promover acolhimento;
. Trabalhar ritmo;
. Explorar lateralidade;
. Promover deslocamento no Espaço;
. Estimular coordenação motora;
. Desenvolver sequências de
movimentos e memorização;
. Trabalhar postura;
. Vivenciar equilíbrio;
. Estimular criatividade;
.Desenvolver composições coreográficas.
Música (Pró
Isadele):
. Adquirir percepção ritmica e coordenação motora;
.
Identificar as propriedades do som – intensidade (fraco ou forte – barulhinho
ou barulhão, altura (grave, médio ou agudo), duração e timbre;
. Ouvir e perceber os sons de alguns instrumentos
musicais e sons do ambiente;
. Apreciar diversas obras musicais;
.
Diferenciar o som dos instrumentos musicais;
.
Desenvolver a capacidade de imitar os sons;
.
Conhecer as notas musicais;
.
Criar instrumentos musicais aproveitando sucatas.
Educação Física (Prof. Wendell):
. Promover atividades, jogos, brincadeiras sempre lúdicas e pedagógicas;
. Apreciar e desenvolver construção de brinquedos;
.Desenvolver atividades que estimulem: coordenação motora, agilidade,
raciocínio, equilíbrio, força, memorização, esquema corporal, lateralidade;
. Estimular o gosto pela ginástica.
Capoeira (Prof. Inaldo):
. Conhecer, valorizar, apreciar e desfrutar de alguns jogos e movimentos
diferentes na roda de cultura corporal presente no cotidiano;
. Conhecer
algumas de suas possibilidades e limitações corporais de forma a
poder estabelecer metas pessoais;
. Organizar-se
dentro do universo da capoeira estabelecendo noções de jogo,
cooperatividade,
movimentos motores, roda e espaço/tempo, musicalidade.
Equipe
Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário